domingo, 12 de maio de 2019

Madrugada no Lisboa Ao Vivo, Lisboa (10-05-2019)

No dia 10 de Maio de 2019, fui à sala de espectáculos Lisboa Ao Vivo ver os Madrugada, a propósito da digressão da comemoração dos 20 anos do álbum de estreia "Industrial Silence", originalmente lançado em 1999.
Em relação ao nome da banda "Madrugada" pareceu-me bizarro, eu pensei (e julgava) que eles eram portugueses mas não, na realidade são noruegueses. A cena das bandas estrangeiras a utilizar termos portugueses baralha-me por tudo e por nada. E não tenho problemas com artistas nacionais que escrevem letras em estrangeiro. Para mim faz toda a diferença. Ainda assim, de Noruega, prefiro os a-ha.
A descoberta dessa banda foi através de um amigo meu que me recomendou. 
Antes disso, estive a ver uma banda portuguesa formada em Coimbra chamada A Jigsaw, que foi a primeira parte do concerto dos Madrugada.
Nesta actuação, os A Jigsaw vão buscar influências da folk, da country alternativo/gótico e de nomes como Tom Waits, Nick Cave ou Tindersticks, o que eu acho maravilhoso. Pessoalmente, gostei bastante da actuação deles com músicas introspectivas e melodias fantásticas. Os contos de histórias ao que eles escrevem nas músicas são sensacionais. A voz rouca por parte do vocalista, guitarrista e líder da banda tem característica semelhante à do Tom Waits, na sua forma de cantar. A voz feminina transmite uma sensação poderosa, o que eu achei adorável. As secções do violino e do piano a cargo dos restantes membros foram estrondosas. Eles tiveram muito bem dispostos no palco. O resultado final foi uma surpresa agradável.
Quanto aos Madrugada foi admirável. As músicas deles fazem lembrar Nick Cave and The Bad Seeds mas com elementos folk, country e do psicadelismo. Neste concerto em que o dramatismo das canções, bem como as boas letras tornou-se algo apropriado. Eles cantam em inglês, tal como os A Jigsaw. O vocalista Sivert Høyem, com a sua pandeireta na mão a bater na palma da outra mão, transmite uma atitude carismática para o público de Lisboa Ao Vivo mais honesto. O guitarrista Cato Thomassen mostrou uma adequada performance no que toca o virtuosismo e a técnica. Os Madrugada entraram no palco e tocaram o álbum "Industrial Silence" na integra. O concerto começou com os temas mais rock como "Vocal" e "Higher". Passando pelos momentos intimistas como "Shine", simplesmente gostei da secção de pedal steel de guitarra nesta música, ou até mesmo a "This Old House", cujos temas exemplificam a sua versatilidade musical, incorporando as raízes da música americana, nomeadamente a country, mesmo acompanhando com os solos de harmónica a cargo do guitarrista e teclista Christer Knutsen. E naquele momento em que eles tocaram a "Strange Colour Blue", um momento magnífico da noite, os meus ouvidos entraram-me em transe. Com um arranjo fantástico. Uma canção cheia de mistério e suspense. A projecção vocal do Sivert é excelente ao longo do tema e é realmente qualquer coisa. O alinhamento acaba com os temas introspectivos como "Beautyproof" e "Electric", outro momento que se destacou.
Apesar de não explorar o suficiente a discografia toda que eles realizaram para além desse, os Madrugada pareceram-me uma banda fixe.
No encore, os Madrugada regressaram ao palco para interpretar alguns dos temas que fazem parte dos álbuns que vêm a seguir ao "Industrial Silence". O sinistro e bluesy "Black Mambo" achei fantástico, os toques de sinos tubulares por parte do Christer Knutsen pareceu-me arrebatador como se tivéssemos a estar numa casa assombrada recheada de espíritos maléficos, fantasmagóricos e de outros elementos sobrenaturais. E este tema em geral é parecido como um tema perdido dos Crime and The City Solution ou "Red Right Hand" do Nick Cave. De seguida, o "Hands Up - I Love You" foi um tema muito bom, as linhas de baixo dedilhadas por parte do Frode Jacobsen, bem como a secção melódica de piano a cargo de Christer foram altamente memoráveis. A festa acaba com os últimos dois ou três temas como o glorioso "Majesty" e o frenético "The Kids Are On High Street".
Ao todo, foi uma maravilhosa descoberta a essa banda que nunca tinha ouvido falar antes. Alguns dos meus amigos através do Facebook adoram-lhes. E pronto, foi assim que os Madrugada deram um bom concerto no Lisboa Ao Vivo e valeu a pena ver.


A Jigsaw






Madrugada
 

(Lost Highway in Blue)


 




Photos by: Pedro Miguel Dias
Text by: Pedro Miguel Dias
Setlist: https://www.setlist.fm/setlist/madrugada/2019/lisboa-ao-vivo-lisbon-portugal-6b90ced6.html


Vocal
Belladonna
Higher
Sirens
Shine
This Old House
Strange Colour Blue
Salt
Norwegian Hammerworks Corp.
Beautyproof
Quite Emotional
Terraplane
Electric

Encore:
Black Mambo
Hands Up - I Love You
Only When You're Gone
What's On Your Mind?
Majesty
The Kids Are On High Street
Valley Of Deception



Sem comentários:

Enviar um comentário