segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Iceage no Musicbox, Lisboa (27-10-2018)

No dia 27 de Outubro de 2018, fui à sala de espectáculos Musicbox, em Lisboa, ver os Iceage, da 12ª edição do festival Jameson Urban Routes com sessões partilhadas por músicos nacionais e internacionais.
Antes disso, estive a ver uma banda trio de punk rock vindos das Caldas da Rainha chamada Palmers, que foi a primeira parte do concerto dos dinamarqueses Iceage. No meio do espectáculo, tocaram uma canção chamada "Laura Palmer", fiquei impressionado e entusiasmado com o título que faz referência à personagem da série Twin Peaks. Pessoalmente gosto e sempre gostei de artistas que fazem referência a essa série TV que marcou a minha vida. Õs três rapazes conseguem manter a energia ao público mais honesto e vivo. E foi uma grande surpresa para mim. A minha revelação do ano. Esperemos que lançam o EP de estreia. 

Quanto aos Iceage, foi sublime. A sonoridade pós-punk dos Iceage torna-se energética e artística, com muito dramatismo e intensidade, tanto em ao vivo como no estúdio. O vocalista Ronnenfeit trazia o carisma, a fúria e o sentimento que até me arrepia por completo. Eles vão embeber influências dos The Birthday Party, de Nick Cave, e também brincavam com os The Fall, os Wire e por aí fora. O que eu acho emocionante. Os álbuns "New Brigade" (2011), "You're Nothing" (2013), "Plowing Into Field Of Love" (2014) e o mais recente "Beyondless" (2018), os Iceage demonstram a capacidade de fazer música com uma sonoridade peculiar. Com os primeiros dois álbuns mencionados foram buscar influência da sonoridade pós-hardcore enquanto os dois álbuns seguintes, os Iceage exploraram novos horizontes, desde a fusão jazz, punk blues e rock artístico, e não copiando do que tinha nascido nos dois álbuns anteriores. O alinhamento foi fantástico. Houve momentos altos em que tocaram quase todos os temas do quarto álbum "Beyondless", como "Hurrah", Pain Killer", "Under The Sun", "The Day The Music Dies" ou até mesmo "Catch It" e alguns temas antigos como "The Lord's Favourite" e "Morals", despertando o público rendido na Musicbox. Enfim, um em cada álbum, está tudo cheio de canções absolutamente memoráveis. 
O alinhamento terminou com "Plowing Into The Field of Love", cujo tema que faz parte do álbum anterior com o mesmo título.
E pronto, foi um concerto maravilhoso do principio ao fim e que vai ficar para a história. Pode ser que eles voltam para o próximo ano ou dois.

Palmers






Iceage








Photos by: Pedro Miguel Dias
Text by: Pedro Miguel Dias

Setlist:
Hurrah
Pain Killer
Under the Sun
Plead the Fifth
The Lord's Favorite
Thieves Like Us
Ball of gillead
The Day the Music Dies
Take It All
Beyondless
White Rune
Ecstacy
Morals
Power Ballad
Catch It

Encore:
Plowing Into The Fields Of Love

Sem comentários:

Enviar um comentário