No dia 17 de Novembro de 2018, fui à fabrica de experiências Lx Factory a assistir o concerto do Peter Murphy e David J, ex-membros dos Bauhaus, a revisitar canções dos Bauhaus, a propósito da comemoração dos 40 anos de carreira.
Eu vi Peter Murphy ao vivo, pela primeira vez, na Aula Magna, no dia 16 de Maio de 2016, e foi muito bom. Gostei bastante. 2 anos mais tarde, ao ver o evento, antes de eu comprar o bilhete, tive uma expectativa de o ver outra vez ao vivo, com o David J como convidado especial.
A descoberta do Peter Murphy foi através dos Bauhaus, nos tempos da minha adolescência que andava a descobrir e ouvir novas bandas que não são do meu tempo. A sonoridade e imagem gótica e sombria dos Bauhaus tornaram-se sempre características no ponto do vista do repertório e que influenciou a vários músicos de uma determinada geração, até aos dias de hoje.
A descoberta do Peter Murphy foi através dos Bauhaus, nos tempos da minha adolescência que andava a descobrir e ouvir novas bandas que não são do meu tempo. A sonoridade e imagem gótica e sombria dos Bauhaus tornaram-se sempre características no ponto do vista do repertório e que influenciou a vários músicos de uma determinada geração, até aos dias de hoje.
Antes disso, estive a ver uma banda chamada Desert Mountain Tribe, que fazem parte da primeira parte do concerto de Peter Murphy e David J. Não os conhecia e nem sequer ouvi falar sobre os Desert e ao os ver ao vivo, aquilo soa uma miscelânea entre indie rock e stoner rock e o resultado final, pareceram-me um bocado monótonos.
Quanto ao Peter Murphy e o David J, pareceu-me algo arrebatador. O dramatismo e a teatralidade das canções tornaram-se sempre bem vindos. Por parte do Peter Murphy na voz, David J no baixo e os músicos de sessão, John Andrews, nas guitarras e Mark Slutsky, na bateria, conseguiram manter o público mais robusto e até rendido. O guitarrista Daniel Ash e o baterista Kevin Haskins (antigos membros dos Bauhaus, dos Tones On Tail e dos Love and Rockets) não aceitaram de subir aos palcos devido a vários compromissos pessoais.
No inicio tocaram todas as canções do álbum de estreia "In The Flat Field", de 1980, de temas como "Double Dare", "In The Flat Field" e "Stigmata Martyr". Passando por vários clássicos como "Burning From The Inside", "Silent Hedges", o histórico "Bela Lugosi's Dead", a versão revisitada da "She's In Parties", com a participação especial a cargo do músico jamaicano que tocava congas, "Kick In The Eye", "The Passion of Lovers" e "Dark Entries".
Durante o encore, tocaram temas como "The Three Shadows Part II" e a enigmática e introspectiva versão de "Severance", original dos Dead Can Dance. O concerto acaba com as covers do "Telegram Sam", original dos T.Rex e, claro, o intocável "Ziggy Stardust", original do David Bowie.
Portanto, apesar da confusão das audiências e da chuva durante o concerto em espaço fechado no armazém. Em termos de som e de equipamento está bastante sólida. A forma como eles actuam no palco foi inigualável. E pronto foi um concerto arrebatador, memorável e sublime com muito dramatismo e teatral que vai ficar na minha memória. ...*suspiros* Bem. Apetecia-me dançar às trevas como se fossem os vampiros (ou Conde Drácula) ao som do "Bela Lugosi's Dead".
Desert Mountain Tribe
Peter Murphy e David J - 40 Years of Bauhaus
Photos by: Pedro Miguel Dias
Text by: Pedro Miguel Dias
Setlist: https://www.setlist.fm/setlist/peter-murphy/2018/lx-factory-lisbon-portugal-4b97df86.html
Double Dare (Bauhaus song)
In the Flat Field (Bauhaus song)
A God in an Alcove (Bauhaus song)
Dive (Bauhaus song)
Spy in the Cab (Bauhaus song)
Small Talk Stinks (Bauhaus song)
St. Vitus Dance (Bauhaus song)
Stigmata Martyr (Bauhaus song)
Nerves (Bauhaus song)
Burning from the Inside (Bauhaus song)
Silent Hedges (Bauhaus song)
Bela Lugosi's Dead (Bauhaus song)
She's in Parties (Bauhaus song)
Adrenalin (Bauhaus song)
Kick in the Eye (Bauhaus song)
The Passion of Lovers (Bauhaus song)
Dark Entries (Bauhaus song)
Encore:
The Three Shadows, Part II (Bauhaus song)
Severance (Dead Can Dance cover)
Encore 2:
Telegram Sam (T. Rex cover)
Ziggy Stardust (David Bowie cover)
Sem comentários:
Enviar um comentário