segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Wire no RCA Club, Lisboa (24-11-2018)

No dia 24 de Novembro de 2018 fui à sala de espectáculos RCA Club, em Lisboa, a ver os Wire.
Antes disso, estive a ver uma banda que se chama Sweet Nico, que foi a primeira parte do concerto dos Wire. Não os conheci muito bem quem são os Sweet Nico, mas agora fiquei a conhecer.
O nome Sweet Nico remete-me para um universo cinematográfico de Andy Warhol, dos anos 60, numa homenagem à Nico, chanteuse dos The Velvet Underground. A sonoridade dream pop deste duo lisboeta traz-me uma pura magia e sedução. A vocalista, na forma de cantar, tem um carisma de alto nível que transpira-me a sensualidade. A voz sexy e poderosa da Marisa da Anunciação, reminescente à da Hope Sandoval, bem como os arranjos subtuosos a cargo do David Francisco não me desiludem. E fiquei entusiasmado na maneira como ela interage com o público. Os momentos mais altos deste concerto foi a versão da "Fade Into You", dos Mazzy Star, bem como o tema original "Cherry Lips", a última música que eles tocaram, do mais recente álbum "REborn", o segundo deles realizada no presente ano.  

Quanto aos ingleses Wire, pareceram-me formidáveis. Estava muita gente na plateia da frente. Eles apresentaram temas do último trabalho "Silver/Lead", cujo álbum soa a qualquer álbum dos Wire alguma vez realizado. O do it yourself do punk e do pós-punk minimalista, experimental e artístico são e serão sempre presentes neste concerto. Há uma coisa que não sabia é que os Wire vieram cá pela primeira vez em Portugal foi em 1988. O concerto arranca com os temas inéditos "Be Like Them" e "Mindhive". Passando por a catchy "Three Girl Rhumba", o momento mais alto do concerto, que anos mais tarde, os Elastica roubaram o riff de guitarra desta música para a "Connection". Para quem esperasse, como eu, que os Wire tocassem mais alguns velhinhos temas retirados dos primeiros três álbuns perfeitos realizados nos finais dos anos 1970 como "Pink Flag", "Chairs Missing" e "154", na era onde a cena punk se expandiu para o público expressando a raiva contra a sonoridade bombástica do prog rock. No meio do concerto houve outros momentos altos como "Red Barked Trees", do álbum "Red Barked Tree" de 2010 e "Ahead" ou "Over Theirs", do álbum "The Ideal Copy" de 1987. Os restantes temas são inéditos que os Wire nunca gravaram em estúdio. O senhor Colin Newman e companhia conseguem manter a energia do palco RCA algo energético que fazem deles uma das bandas emblemáticas e mais importantes na cena punk e pós-punk dos anos 1970. Em termos de performance, não houve nenhuma falha. Na forma de interacção com o público foi boa. Durante um encore, houve alguns dos jovens a pedir aos Wire para eles tocarem a "I Am The Fly" ou "1 2 X U", mas os Wire rejeitaram. Mas em vez disso, tocaram dois últimos temas como "Two People In A Room" e o tema inédito sem título. E portanto, deram um concerto fantástico. Gostei os ver.

Sweet Nico



 

Wire








Photos by: Pedro Miguel Dias
Text by: Pedro Miguel Dias

Setlist: 
Be Like Them
Mindhive
Three Girl Rhumba
Underwater Experiences
Over Theirs
Off The Beach
Small Black Reptile
Red Barked Trees
Art Of Persistence
360°
Ahead
Playing Harp for the Fishes
Short Elevated Period
Shadows
Hung

Encore:
Two People in a Room
???

Sem comentários:

Enviar um comentário