sexta-feira, 28 de junho de 2019

Jonathan Bree no Musicbox, Lisboa (26-06-2019)

No dia 26 de Junho de 2019, fui ao MusicBox, em Lisboa, ver o cantor, multi-instrumentista e performer neozelandês Jonathan Bree.
A descoberta do Jonathan foi através da canção "You're So Cool" que foi a primeira música que eu ouvi deste artista que desconhecia. Graças a esse videoclip via Youtube que se tornou viral e que alcançou cerca de 10 milhões de visualizações. No videoclip desta música estava o Jonathan e a sua banda, todos vestidos de máscaras, a actuar no palco completamente vazio, filmado a preto e branco, considerando por muitos o melhor video do ano. Eu não explorei suficiente os trabalhos que ele fez para além desse, ou seja esse tema que faz parte do álbum "Sleepwalking", em 2018, bem como a canção "The Cigarette Duet" com a Princess Chelsea, editado em 2011, cujo videoclip também se tornou viral, do qual demonstra o Jonathan e a Chelsea a fumar o cigarro no jacuzzi, e que atingiu 45 milhões de visualizações no Youtube. 
No Musicbox já esgotado, estava o Jonathan, estava também o baixista/guitarrista e o baterista, ouvindo os restantes instrumentos de fundo, nomeadamente as teclas, que vem do computador através do software. No que diz respeito a actuação foi único e memorável do principio ao fim, com uma duração de 50 minutos.
Ele e os músicos de sessão andam todos mascarados. Quanto a mim, achei inovador e algo de novo que eu nunca tinha visto nada assim. O tipo de máscara em que o Jonathan e companhia vestem é tudo feito em spandex, quase não se vê o rosto, nem os olhos, nem a boca e nem o nariz. Ele andava com as duas dançarinas, que andaram também mascaradas semelhantes à do Jonathan, mostrando apenas os olhos, que foram uma coreografia fantástica e têm aquela estética muito 60s, o que eu acho giro. Ele surge ali todo o vintage sem medo de usar a camisa preta, calças de cintura para cima, sapatos cinzentos e luvas brancas de uma forma extravagante. Ele consegue combinar a sonoridade pop inocente com uma sensibilidade orquestral, descendente de Stephin Merritt (The Magnetic Fields) ou de Lee Hazlewood. Destacam-se as mais belas canções desse disco nesta actuação arrebatadora como "Say You Love Me Too", com a voz da dançarina como dueto, "You're So Cool", "Valentine" ou "Fuck It". Houve também momentos em que eu fiquei espantado, no caso das duas dançarinas a beijarem-se para a multidão rendida na canção "Valentine", o uso de um baixo e uma pandeireta nalgumas músicas ou o uso de uma raquete de ténis simulando o som de uma guitarra eléctrica na "You're So Cool". Gostei de ver. 
Futuramente, esperemos que o Jonathan se torna a "next big thing". Esperemos que sim.


Jonathan Bree 
    
  
     
(KISS)
  
  





Photos by: Pedro Miguel Dias
Text by: Pedro Miguel Dias

Setlist: 
Sleepwalking
Boombox Serenade
Say You Love Me Too
Valentine
Roller Disco
You're So Cool
Fuck It

Sem comentários:

Enviar um comentário