segunda-feira, 8 de julho de 2019

IN2THESOUND no Time Out Market, Lisboa (06-07-2019)

"I invite you to the party of my mind"

No dia 6 de Julho fui ao Time Out Market, em Lisboa, ver os IN2THESOUND, que é uma banda tributo aos The Sound fundada por Mike Dudley, baterista original e co-fundador dos The Sound, e os membros dos The Convent, Carlo Van Putten (que fez parte dos White Rose Transmission, juntamente com Adrian Borland, que era o amigo dele, nos dois álbuns) na voz, JoJo Brandt na guitarra, Carsten Lienke no baixo e Michael Von Hehl nas teclas, para celebrizar os 20 anos da morte do carismático Adrian Borland, vocalista, guitarrista e líder dos The Sound, uma das bandas de culto fundamentais da cena pós-punk nos 1980s.
Nunca fui adepto a tributos de bandas ou artistas de uma determinada cena musical, mas esta é a única excepção, porque adoro os The Sound. Os álbuns "Jeopardy" e "From The Lions Mouth" foram um dos discos que me acompanho bastante pela quantidade de vezes que eu ouço. Desde as letras e vozes sentimentais por parte do Adrian, das quais falam sobre a angústia, depressão e existencialismo, passando pelos teclados atmosféricos e guitarras frágeis, de todos esses elementos criam um sentido de urgência e de suspense.
Mas antes disso, vi um documentário que fala sobre a vida do Adrian Borland e também sobre os The Sound intitulado "Walking In The Oppposite Direction", que começou às 21h00, o material de arquivos raros, entrevistas com os ex-membros da banda, discussões com o seu pai, os seus amigos e as suas ex-namoradas, antes dos IN2THESOUND, que começou às 23h00.
Quanto ao documentário, pareceu-me interessante mas angustiante. O espaço do Time Out Market é médio, desde que me sentei no banco de trás, quase não consegui ver as legendas em português para surdos e ainda por cima o tamanho do ecrã não é assim tão maior como pensava, nada comparado com as salas espaçosas no caso do Cinema São Jorge ou no Cinema Monumental.
Quanto à actuação dos IN2THESOUND foi altamente impressionante. Estiveram muito bem dispostos ao ajudar a "imortalizar" as canções dos The Sound. O Carlo obteve um sublime desempenho no papel de Adrian Borland e conseguiu soar e imitar na forma como ele actua no palco. Tanto na voz timbrica como na postura, o resultado atingiu positivamente como esperado. A guitarra do JoJo também desempenhou muito bem a soar como o Adrian, tal como o Carsten no papel de Graham Bailey. E os restantes, nomeadamente o veterano Mike Dudley, também mantiveram a sua potência e intensidade para animar ao pessoal no Time Out Market no sábado à noite.
Na primeira parte do espectáculo começou com os vários temas que fazem parte do "From The Lions Mouth" como a bonita "Silent Air", "Skeletons", "Contact The Fact" ou até o ameaçador "New Dark Age", ouvindo as secções rítmicas fantásticas do Mike, que foram um dos momentos perfeitos desta set para mim. Outro momento imprescindível que me pôs jovial que foi ao som da delicada canção de amor "Total Recall", do álbum "Heads and Hearts", com as linhas de baixo orelhudas.
"Hand of Love" e o dedicatório ao Bairro Alto que tem como o titulo exactamente dito "Barria Alta", do último álbum "Thunder Up", transmitiram-me a uma expectativa elevada.

A festa encerrou com a trilogia de temas emblemáticos "Party of The Mind", do álbum experimental "All Fall Down" (uma espécie de "F U" para uma major label), com os solos de guitarra rasgados no fim, o clássico instantâneo "Winning", do qual me surpreende ainda mais, mesmo nos primeiros acordes, num regresso a "From The Lions Mouth" e o belo "Monument".
Mais tarde, os IN2THESOUND voltaram ao palco para os encores com a "I Can't Escape Myself", do álbum "Jeopardy", a fantástica "Sense Of Purpose", a versão curta mas semi-acústica da "Winter", do EP "Shock of Daylight", e acabaram com a frenética e quase punkalhada "Heartland", num regresso a "Jeopardy", por toda a malta da Time Out Market rendida ao dispor. 
E pronto, foi um concerto absolutamente fabuloso. Na maneira como o Carlo, Mike e companhia actuam no palco tornou-se imaculado sem nenhuma falha. O som do Time Out estava excelente. Para já está de parabéns por trazerem cá em Portugal pela organização e apresentação deste magistral tributo à banda liderada por o esquizofrénico mas talentoso Adrian Borland. Adorei os ver.


IN2THESOUND  









Photos by: Pedro Miguel Dias
Text by: Pedro Miguel Dias

Setlist:
Silent Air
Fatal Flaw
Skeletons
Contact The Fact
Possession
The Fire
New Dark Age
Total Recall
Hand Of Love
Barria Alta
Party Of The Mind
Winning
Monument
I Can't Escape Myself
Sense Of Purpose
Winter
Heartland

Sem comentários:

Enviar um comentário